Translate

01/01/2017

Interfaces Empresariais (Pt. II)

InterfacesPt2
A efetividade da estrutura vem das relações.
Para termos uma compreensão melhor das relações, é importante compreender a função de cada tipo de setor:
  • Setores de atividade são aqueles que mantêm a empresa sempre ativa. Estão sempre em movimento e realizam a razão de ser da empresa. Podem ser divididos em primários (ex. comercial, produção), pois geram e entregam as vendas da empresa, e secundários (ex. compras, logística) pois dão suporte aos primários.
  • Setores de manutenção são aqueles que fazem a empresa ser conhecida nos mercados em que atua e fazem a manutenção de suas relações tanto externamente (ex. marketing) quanto internamente (ex. gestão de recursos humanos).
  • Setores de controle são aqueles que geram as demandas da empresa, determinam seus limites e medem seus resultados - medem e apontam o que está dando certo e o que pode ser melhorado (ex. financeiro e clientes).
A efetividade desses setores se dá nas suas interfaces. Os setores de atividade fazem interface entre si - isso os fazem focados no cumprimento de suas tarefas. Os setores de manutenção fazem interface com os setores internos e com o exterior com o objetivo de manter a harmonia nas relações da empresa. Os setores de controle fazem interface com todos os setores para garantir que suas orientações sejam compreendidas e para conseguir monitorar os resultados com precisão.
Todas essas relações é que permitem que a empresa se mantenha viva - como as entre os órgãos de um corpo. A harmonia entre elas é que determina o quanto a empresa está indo bem, aonde ela pode chegar e o quanto ela ainda precisa fazer. É bom estar sempre atento às Interfaces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário