Translate

19/02/2017

Fluxo de Caixa - O Termômetro

Fluxo de Caixa
Desequilíbrios podem ser evitados com o uso das ferramentas certas.
É comum nas organizações a busca constante por soluções para desequilíbrios em suas finanças. A perda de tempo com essas atividades poderia ser minimizada se fosse dada atenção a indicações desses desequilíbrios antes deles acontecerem. Ferramenta útil para essa prevenção é o Fluxo de Caixa.
A relação e a constância entre fluxos de recebimento de recursos e de pagamentos de obrigações podem revelar desencontros e acertos em diversas áreas da empresa. Isso se torna ainda mais explícito quando há desencontros entre esses fluxos - pagamentos vencendo antes de recebimentos.
Isso pode revelar insuficiência da política comercial da empresa. No momento da venda, podem estar sendo oferecidas facilidades desnecessárias para os clientes e que estão em desacordo com a capacidade produtiva da empresa.
Ainda pode se chagar à conclusão de que a produtividade e eficiência da empresa estão fora do esperado pelo cliente e as entregas não estão sendo feitas em tempo hábil para os recebimentos se adequarem aos pagamentos.
Por tanto, a simples atenção ao Fluxo de Caixa pode nos dar diversos insights sobre o que ocorre na empresa. Por isso ele tem se tornado uma ferramenta essencial para manter o equilíbrio das organizações e um link importante entre os resultados de suas diversas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário