Translate

06/08/2017

Conforto Consciente

Conforto Consciente
A reflexão contínua nos traz consciência de nossa real situação e evita a pressão e a frustração.
Muitos deixam a tarefa de refletir sobre progresso e objetivos quando chegam a situações extremas, como o desemprego. No entanto, para ter resultados, a reflexão deveria ser contínua.
O medo de tomar consciência de derrotas ou limitações se torna um impedimento a fazermos análises sobre onde estamos em relação a objetivos que definimos ou comparações a trajetórias similares a nossas. Preferimos ficar imersos na sensação de conforto gerada pelas conquistas que já alcançamos.
Contudo, a reflexão, por mais dolorosa e reveladora que possa ser, tem o potencial de abrir nossos olhos a nossa real situação e de nos motivar a fazer ajustes que potencializem nossa trajetória.
Quantos, ao ficarem desempregados, não encontrando perspectivas em suas áreas, mudam de profissão ou abrem um negócio. Depois, dizem que deveriam ter feito isso há muito tempo.
Outros, se veem a margem de seus mercados de atuação ou estagnados em uma mesma posição por não terem uma qualificação necessária. Os que têm recursos, ao refletirem, começam a correr contra o tempo para obtê-la. Já os que não têm, se conformam ou se frustram.
Todos esses fatos podem ser evitados com o hábito da reflexão. Informação está disponível o tempo todo e em todo lugar. Basta apenas um esforço pessoal de estar sempre consciente de que está no caminho certo e que possui sempre as armas necessárias para seguir em frente. Assim, quando algo faltar, fica mais fácil uma mudança de rota e a busca por novas ferramentas sem o peso de uma situação ruim que nos traga pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário