Translate

13/08/2017

Experiência e Conhecimento não são Suficientes

Experiência e Conhecimento não são Suficientes
Nem sempre toda a bagagem que obtemos ao longo do tempo é suficiente para prevermos resultados.
Anos e anos de experiências, leituras e estudos moldam em nós uma percepção em relação aos assuntos que buscamos dominar. Essa percepção nos faz ter conclusões instantâneas quando nos deparamos com situações que julgamos nos serem familiares. O que acontece é que muitas vezes cometemos erros graves ou patéticos por confiarmos apenas em nossa percepção.
O conhecimento que obtemos, principalmente o acadêmico, costuma ser padrões que foram identificados por estudiosos em tempos anteriores. Todo padrão é apenas um valor esperado para uma situação que se desenrola através de características similares as de situações que já ocorreram. Mas, o fato de uma situação ter o mesmo padrão de outra, não determina que ela terá o mesmo resultado.
Cada experiência pela qual passamos é diferente das demais. Toda experiência traz novos aprendizados e nos faz conhecer fatores que antes não conhecíamos. Embora cada uma venha com novos fatores, todas têm características em comum que se repetem e cada experiência nova aumenta nosso repertório de características que podem se repetir e que tomamos conhecimento.
Além de nossos repertórios de padrões e das particularidades daquela situação, existem ainda fatores que podemos analisar que podem interferir nos resultados. Esses fatores são relativos ao ambiente onde essa situação se desenrola e as condições que a influenciam. E a maioria dos erros são cometidos porque não damos importância a análise desses fatores.
Portanto, uma boa percepção moldada por nossas experiências e por um vasto conhecimento sobre padrões observados e documentados por outros não é suficiente para reduzir o risco de uma decisão a ser tomada. Uma boa revisão e análise lavando em consideração todos os fatores que podem influenciar os resultados é um bom progresso. No entanto, cada situação tem suas particularidades, o que sempre mantem a possibilidade de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário