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03/09/2017

Empresas Baseadas em Valor

Empresas Baseadas em Valor
As empresas modernas devem adequar suas estruturas visando evoluir suas relações com os clientes e oferecer melhores propostas de valor.
Estamos passando por um momento em que é necessária uma evolução nos processos de negócio. O modelo que visa apenas produzir a baixo custo e vender em grande escala não é mais suficiente.
Para progredir e atender às novas exigências do mercado, as organizações devem projetar seus negócios baseadas na dinâmica que há entre as propostas de valor que elas oferecem através de seus produtos e os clientes que os consomem. Um cliente não consome apenas a figura física do produto, mas atributos que dão valor e ele, como o prazer de saciar a sede quando se consome uma bebida ou o status de usar uma roupa de grife.
Os consumidores estão muito mais exigentes e não se satisfazem apenas com a qualidade dos produtos em si. Para se oferecer e garantir acesso a atributos que agreguem valor a seus produtos, as organizações precisam dar atenção aos canais pelos quais alcançam seus potenciais clientes e a forma como se relacionam com eles. Isso é fundamental para transmitir de maneira correta quais os atributos que estão oferecendo.
Por outro lado, as empresas devem se estruturar de maneira correta para garantir um fluxo contínuo das atividades e dos recursos necessários para oferecer os seus produtos. Isso garante a padronização dos valores oferecidos por seus produtos sempre no momento que os clientes os buscam, proporcionando sempre satisfação e coerência com a mensagem que a empresa comunica.
Com uma estrutura baseada em valor, fica mais fácil medir a paridade com os concorrentes. No momento que se depara com uma proposta de valor diferente, facilita a criação de estratégias que evoluam os atributos que geram desvantagens e ressaltem os atributos que representam vantagem competitiva. Por outro lado, identificando os recursos e atividades necessários fica mais fácil construir as relações corretas com os colaboradores e parceiros que os fornecem, para garantir seu fluxo no tempo certo.
Além disso, através de uma relação bem estruturada com os clientes e da consciência do valor que eles atribuem aos produtos, fica mais fácil conceber os meios pelos quais vão receber as receitas das vendas. E, também, fica mais fácil mensurar e estruturar os custos dos recursos e atividades. Com isso se agiliza e torna mais precisa a projeção dos resultados a serem gerados pelas dinâmicas da empresa.
Portanto, a mudança de norte pelas empresas de uma busca voraz só por vender mais para a manutenção das ofertas de valor e das relações com os clientes é essencial para a sobrevivência e o progresso. Essa é uma dinâmica que facilita a reinvenção contínua e pode ser melhor acessada através de ferramentas como o business model canvas.

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